Simulados para a ANAC

Para aqueles que pretendem realizar estudos extras para preparação às provas da ANAC , indico uma visita ao blog do meu amigo Heinz http://hangardoheinz.blogspot.com/, pois há uma seção só de questões (simulados).

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL !

Amigos, mais um natal em nossas vidas e mais um momento para começarmos uma vida nova com muitas esperanças.
Que neste natal todos vocês possam estar reunidos com seus familiares e desfrutar de muita paz e alegria em vossos lares. Que 2011 seja repleto de realizações para todos nós.
E viva a aviação civil brasileira !!!!!!!!!!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

“É POSSÍVEL! Como Transformar seus Sonhos em Realidade.”


O segundo lançamento do nosso astronauta brasileiro Marcos Pontes aconteceu nas páginas de um livro no último dia 10 de dezembro, em São Paulo, em uma solenidade que aconteceu às 19 horas na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Este é o primeiro livro lançado por Marcos Pontes. Neste evento ele ministrou uma palestra sobre desenvolvimento pessoal e depois deu autógrafos . No livro Marcos Pontes relata um pouco de sua trajetória desde a época que morava em Bauru e era aluno do SENAI até sua ida para a NASA. Vale a pena a leitura deste livro, pois relata a história de um de nossos maiores personagens brasileiros afinal ele conseguiu ver a Terra lá de cima onde jamais nenhum brasileiro chegou.


Foto durante jantar em evento do SENAI em SC em Julho 2010.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ANAC incentiva formação de pilotos gerenciada por empresas aéreas



Brasília, 13 de dezembro de 2010 – A Agência Nacãional de Aviaço Civil (ANAC) propõe em audiência pública a criação de centros de instrução de pilotos, certificados pela agência, dentro das empresas aéreas, e a criação de uma nova licença: a de tripulação múltipla. A idéia é permitir que quem deseja ser um piloto profissional possa optar por um caminho diferente, iniciando sua carreira diretamente nas empresas, o que garante uma formação muito mais especializada e nos padrões de cada companhia.

A proposta faz parte da edição do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 61 (RBAC 61), que estabelece os requisitos de instrução, conhecimento teórico e perícia para que uma pessoa possa ter uma habilitação de piloto e tem como objetivo harmonizar a legislação brasileira com as normas da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI).

O texto propõe que ao invés de iniciar os estudos seguindo a formação tradicional (retirando na ordem as licenças de piloto privado, piloto comercial e piloto de linha aérea), possam iniciar sua formação profissional diretamente nas empresas, através de centros de formação gerenciados por elas. Para isso, bastaria passar na prova teórica de licença de piloto de linha aérea e iniciar o curso. Ao término, o aluno receberia a nova licença, a de piloto de tripulação múltipla, com 240 horas de voo.

Outra novidade no texto proposto pela agência é a criação da licença de aluno piloto, que será de porte obrigatório para os alunos do curso de piloto que não possuam qualquer outra licença na mesma categoria de aeronave. O documento terá validade de 24 meses.

al.A proposta da ANAC para o RBAC 61 já está em sintonia com as diretrizes do RBAC 120, que trata do uso indevido de substâncias psicoativas na aviação civil, e as do Sistema de Gerenciamento de Risco Operacion

O texto completo da proposta do RBAC nº 61 pode ser acessado no site da ANAC, no endereço: http://www.anac.gov.br/transparencia/audienciasPublicasEmAndamento.asp até às 18 do dia 18 de dezembro de 2010. Qualquer cidadão poderá enviar sua contribuição por e-mail, desde que por meio de formulário próprio disponível no site. Todas as contribuições recebidas dentro do prazo serão analisadas pela ANAC, que julgará a necessidade de realizar alterações no texto original. Concluído esse processo, a intenção é que o regulamento entre em vigor no segundo trimestre de 2011.