Simulados para a ANAC

Para aqueles que pretendem realizar estudos extras para preparação às provas da ANAC , indico uma visita ao blog do meu amigo Heinz http://hangardoheinz.blogspot.com/, pois há uma seção só de questões (simulados).

domingo, 31 de outubro de 2010


A abertura da saída de emergência sobre as asas da aeronave faz parte do treinamento de pilotos durante o ground school do equipamento.







Relembrando os tempos em que ministrava treinamento para pilotos da VARIG. Aqui estou postando algumas fotos de uma aula sobre procedimentos de emergência do B737.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Qualificação do pessoal da aviação civil

Grandes empresas do ramo da aviação investem pesado em treinamento de seus funcionários, em especial nos profissionais de manutenção aeronáutica e pilotos. Hoje, as autoridades aeronáuticas cobram muito a qualificação daqueles que atuam em áreas de grande responsabilidade como é o caso da manutenção e das operações aéreas,mas há uma lacuna a ser preenchida. A formação dos atuais profissionais tem deixando a desejar. Nós que trabalhamos com a área de treinamento sabemos o quanto é difícil qualificar a mão de obra de uma empresa , pois a base que eles deveriam ter na sua formação , nos últimos 15 anos tem sido muito precária. O Brasil hoje carece de instituições que sejam referência na formação de profissionais da aviação e o que vemos são profissionais sendo jogados no mercado sem uma formação sólida o que compromete a eficácia dos treinamentos realizados nas empresas. A autoridade aeronáutica deveria dar uma maior atenção a esse aspecto e o governo já teria que ter estudado uma forma de fortalecer as instituições que se destinam a formação desse material humano. Acho também que as empresas que investem na qualificação e na formação de seus funcionários deveriam receber um incentivo governamental, pois afinal de contas isto também é responsabilidade social.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Salve o dia das crianças ! Elas são o futuro do Brasil.













Neste dia 12 de outubro comemora-se o dia das crianças e devemos parar para refletir o que estamos fazendo para que elas tenham um mundo melhor. Nossas crianças são o futuro desta nação e devemos construir um mundo onde elas possam se tornar adultos capazes de desenvolver cada vez mais o progresso humano. Falar em educação é bater em uma tecla que já conhecemos. Na minha infância também se falava que a educação é item primordial para nossas crianças, mas já se passaram 40 anos e continuo ouvindo a mesma coisa e nunca se tem a educação desejada. Governantes prometem , povo se ilude e tudo continua da mesma forma. Acho que há algo além do que somente uma boa escola para que as crianças possam progredir. Atitudes simples com apoio da sociedade podem surtir mais efeito do que uma escola. Hoje fui a Cidade das Crianças , no bairro de Santa Cruz, aqui na cidade do Rio de Janeiro, com meus filhos e esposa. Este local é uma área da prefeitura e fiquei muito contente com o que vi: muitas atividades culturais destinadas as crianças como teatro, show musical, oficinas de artes, biblioteca, exposição miltar ( Fuzileiros Navais) e uma exibição de um desenho animado em um cinema muito legal no Planetário. Tudo isso com apoio de uma emissora de televisão e de outras empresas que fizeram a alegria da criançada e dos pais também. Pensar no social é pensar na educação. Proporcionar condições para que os pais possam levar seus filhos a esses lugares também é ajudar na educação. Parabenizo aqui o idealizador desse evento, que nem sei quem é , mas que contribuiu para um dia muita agradável de milhares de famílias. Deixo aqui uma dica para que levem seus filhos a este local quando tiverem oportunidade. A visita ao Planetário não deve deixar de ser feita, pois as crianças irão aprender muitas coisas interessantes sobre o espaço que diga-se de passagem , o espaço é nossa área.



FELIZ DIA DAS CRIANÇAS PARA TODOS NÓS.
Informações sobre o planetário : www.planetariodorio.com.br
tel-212461-0610

sábado, 9 de outubro de 2010

A Azul linhas aéreas inovando mais uma vez!

Foi apresentado no dia 07/10, na fábrica da Embraer, em São José dos Campos, a nova aeronave rosa da AZUL. Trata-se de um E-jet 195, matrícula PR-AYO, batizado como Rosa & Azul e simboliza a campanha de combate ao câncer de mama em parceria com a Embraer e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama - Femama. Participaram da cerimônia cerca de 200 pessoas, entre “Tripulantes-Azul”, jornalistas, funcionários da Embraer, representantes da Femama, autoridades do setor da aviação e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos e Primeira Dama do Município, Rosana Dalla.

Durante o discurso do presidente da AZUL , David Neeleman , estavam ao lado dele todas as “Tripulantes-Azul” vestidas com a camiseta rosa da campanha e falou sobre a importância da conscientização e engajamento com esta nobre causa. Atualmente, 33 mulheres perdem a vida por dia em nosso país em decorrência da doença. Podemos mudar este cenário se incentivarmos o diagnóstico precoce. Peço que disseminem a ação e conversem com parentes, amigos e conhecidos para ampliarmos a mensagem. A Azul é uma empresa feminina, com mais mulheres que homens a bordo. Ofereço esta homenagem a todas mulheres da Azul, da Embraer e do Brasil- pronunciou David.
Confira as imagens abaixo desse grande momento!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Aposentados Aerus buscam justiça em campanha de internet

Pessoal, estou postando aqui um artigo enviado para mim e que é de suma importância para que a sociedade tome conhecimento do que ainda está acontecendo com ex-funcionários da VARIG e empresas do grupo. Leiam com atenção e acessem o link www.avioesabatidos.blogspot.com
Milhares de aeronautas e aeroviários aposentados da extinta Varig estão na miséria, sem dinheiro até para suas necessidades básicas como alimentação e medicamentos. Os óbitos desse grupo de pessoas, na faixa dos 72 anos, aumentaram em 20%. A situação se deve ao entrave do Caso do Fundo de Pensão Aerus na justiça, uma espera que já perdura quatro anos. No objetivo de retomar os holofotes da população brasileira para a triste situação em que vivem os Aposentados Aerus, foi criada a Campanha Aviões Abatidos. No blog www.avioesabatidos.blogspot.com, os internautas podem visualizar vídeos com depoimentos marcantes dos aposentados e se informar sobre o caso na justiça. “Todos podem ajudar, é um movimento puramente social, sem fins lucrativos, esses aposentados só querem o que lhes é de direito, muitos estão passando dificuldades. Em época de Eleições, devemos denunciar o que está havendo de errado no País, essa situação não é de hoje”, afirma Martha Sampaio, uma das organizadoras do movimento. Para colaborar com a campanha basta acessar www.avioesabatidos.blogspot.com, seguir no Twitter www.twitter.com/avioesabatidos e divulgar. Vídeos da Campanha Aviões Abatidos (depoimentos de aposentados e imprensa)www.youtube.com/avioesabatidos Para entender o Caso Aerus Com a quebra da Varig, o Fundo de Pensão Aerus, que tinha a União como agente fiscalizador, ficou sem recursos para pagar seus milhares de contribuintes. Por mais de 20 anos, os ex-funcionários da Varig contribuíram todo mês, com o dinheiro do próprio salário, para esse fundo de pensão que, hoje, depende da União para efetuar o pagamento. Como já foi determinado por lei, por meio de liminar, a União é a única responsável por fiscalizar e garantir a segurança dos fundos de pensão e seus pensionistas. É dela a responsabilidade pelos contribuintes, em quaisquer circunstâncias. Portanto, o objetivo do blog é reunir internautas e fazer com que a União assuma sua dívida, pois é dela a responsabilidade pelo pagamento dos aposentados do Aerus.--
Obrigado por entrar em contato!

NÃO DEIXE DE VISITAR COM FREQUÊNCIA O BLOG AVIÕES ABATIDOS
E AJUDAR A CAMPANHA.

CONTAMOS COM A SUA DIVULGAÇÃO E SEUS COMENTÁRIOS: http://www.avioesabatidos.blogspot.com

sábado, 2 de outubro de 2010

Eleições 2010. É hora de pensar.

Confesso que ando muito angustiado com tudo que vejo acontecer neste nosso país. Não é de hoje que ouço promessas de pessoas que se dizem capaz de resolver os problemas desse nosso Brasil e que na verdade não o fazem. Desde adolescente me interessei pelos problemas políticos do nosso cotidiano e até acreditei em algumas figuras políticas da década de 80, 90 e dos tempos atuais. Mas o que se vê todos os dias é o descaso total das "autoridades" com as coisas do povo. Amanhã tenho mais uma vez que ir votar e como cidadão me sinto nesse dever, mas com tudo que tenho ouvido e visto na mídia me sinto um grande idiota, pois tenho consciência do meu voto e vejo que a grande maioria parece não ter. Vivemos em um país democrático , mas no dia a dia parece que não é bem assim. O nosso problema hoje não é a democracia e sim a falta de respeito aos nossos direitos. Nunca jamais na história deste país tivemos tamanha "sacanagem"(desculpe o termo) em relação aos direitos trabalhistas , vide o caso VARIG e AERUS, e nunca tantos juízes se comportaram de forma tão desrespeitosa à Constituição e às Leis Trabalhistas. Nós que passamos pela crise do setor aéreo (ex-funcionários VARIG e outras empresas) sabemos o que significa saber escolher um bom ou mau governante. Falo dos problemas da aviação , que é a minha área de atuação, mas outras áreas também passaram por grandes problemas e nada foi feito para resolver o lado desses trabalhadores. Alguém sabe o que é trabalhar por cerca de 30 anos e de uma hora para outra perder seus direitos ? Contribuir para uma previdencia privada e saber que ao final seu dinheiro sumiu e que ninguém se responsabiliza por isso? Quantas famílias dilaceradas ? Quantas vidas acabadas? Quanta depressão ? Falta de respeito. Hoje vivemos um mundo de novas promessas feitas por vários candidatos , mas em quem confiar? Vocês acreditam que ainda tem candidato que ganha voto dizendo que vai fazer saneamento básico ? Que vai construir escolas, estradas, hospitais... E gerar empregos ? Se tivermos um país com uma sólida indústria, autoridades que respeitem os direitos estabelecidos na constituição, informação de qualidade disponível a todos os níveis da sociedade aí sim teremos um país digno e sem problemas de desigualdade social. Nosso país já tem muita escola, hospitais, praças,bolsas famílias, bolsa "leitinho", bolsa escola, bolsa butijão de gaz... Não precisamos de mais auxílios, precisamos é de condições para trabalhar. O povo precisa trabalhar, precisa se sentir útil. Fala-se em aumentar a capacidade na formação do ensino técnico ( novas escolas), mas onde esses novos técnicos irão trabalhar ? Só na Petrobrás? Não é muito pouco para o nosso país depender só da Petrobrás para mantê-lo ?Engraçado que na década de 70, quando ainda estava no antigo primário, recebi um livreto dizendo que o Petróleo era nosso e que ele estaria acabando. Será que agora esse petróleo durará para sempre ? Será que garantirá o futuro do país? Bem, não quero ser rabugento e por isso acho que vou parar por aqui. Só queria dizer que amanhã é um dia muito importante e que levem a sério o voto de vocês. Pensem no país e não somente no eu. Pensem que para que cada um de nós tenha uma vida digna toda a sociedade também precisa ter. Dignidade acima de tudo.