Simulados para a ANAC

Para aqueles que pretendem realizar estudos extras para preparação às provas da ANAC , indico uma visita ao blog do meu amigo Heinz http://hangardoheinz.blogspot.com/, pois há uma seção só de questões (simulados).

sábado, 24 de abril de 2010

Recomendações da EASA referentes a cuidados com cinzas vulcânicas


SIB No.: 2010-17
Issued: 22 April 2010

A EASA emitiu no ultimo 22 de abril o SIB (Safety Information Bulletin), de Nº 2010/17, que se refere aos cuidados que deverão ser tomados por operadores de aeronaves que operem próximo a áreas que estejam com suspeitas de contaminação por cinzas vulcânicas . Voos em espaço aéreo com baixa contaminação de Volcanic Ash podem ter consequências a médio e longo prazo para a aeronavegabilidade das aeronaves e precisam ser abordadas com prioridade, a fim de garantir a continuidade segura das operações. Aos envolvidos com a fabricação de motores de aeronaves e aos operadores estão sendo solicitados pela EASA a desenvolverem as instruções necessárias para um voo seguro. Rotinas específcas tais como pré-inspeções e pós-voo, e os de aeronavegabilidade continuada, tendo em conta os efeitos da operação de aeronaves no espaço aéreo com baixa contaminação cinzas vulcânicas já estão sendo efetuadas . Ênfase especial é requerida para os sistemas que são mais sensíveis a qualquer exposição a cinzas vulcânicas. Os sistemas que são mais sensíveis a Volcanic Ash são: compressores, motores e turbinas, sistemas de óleo do motor, dados de ar e sistemas de pitot, Sistema de controle do ambiente de cabine e os sistemas da aeronave que fornecem refrigeração de ar para sistemas de computador instalado na aeronave.
A International Civil Aviation Organization (ICAO), recentemente informou à Agência que irá começar a trabalhar no cenário global normas para a concentração de cinzas vulcânicas que poderiam afetar a segurança de voo das aeronaves e dos motores. A EASA trabalha em estreita colaboração com a ICAO e a indústria da aviação para definir específicas instruções para a aeronavegabilidade permanente (ICA).
Recomendações: Os proprietários e operadores de turbina de aviões e helicópteros são recomendados para as seguintes ações:

(1) Realizar inspeções diárias quando estiver operando em uma área de contaminação de baixo teor de cinzas vulcânicas, para detectar a erosão, acúmulo de cinzas vulcânicas, danos ou degradação dos sistemas do motor ou aeronave.

Verificar os seguintes itens:

- Bordos de ataque das asas;
- Luzes de navegação e pouso, radomes ;
- Trem de pouso - Estabilizador horizontal ;
- Toda a estrutura de extrusão ;
- Tubos de pitot estático e portas ;
- Janelas e pára-brisas ;
- Entradas do motor ;
- Compressores de motor e turbinas;
- Óleo de sistemas de motor ;
- Pás do rotor .

Com base nos resultados das inspeções acima, inspeções mais detalhadas podem ser necessárias. Salvo se instruções específicas já tenham sido fornecidas pelo fabricante ou operadores as inspeções acima referidas deverão também ser realizada após cada voo, sempre que os seguintes fenômenos são observados ou detectados durante o voo :
- Acre odor semelhante a fumaça elétrica;
- Início rápido de problemas no motor ;
- O fogo de Santelmo ;
- Brilho laranja branco / aparecendo nas entradas do motor;
- Poeira no cockpit ou cabine ;
- Súbita (inesperada) trevas exteriores;
- As flutuações da velocidade.

Além disso, os operadores devem comunicar à EASA para que ela possa produzir uma síntese dos resultados e as tendências resultantes dessas inspeções, para que melhorias possam ser levadas ao procedimentos recomendados por este SIB.

Mais informações no site da EASA:
Foto : g1.globo.com/

sábado, 10 de abril de 2010

Puma Air , uma nova concepção para a aviação brasileira

O Brasil já há alguns anos vem se interessando pelo continente africano para relações comerciais e expansão política. Este continente é muito promissor para os próximos anos, pois vários países começam a despontar com potencial para o crescimento econômico. A angola é um desses países e o melhor é que lá se fala português, o que para o Brasil é um fator de extrema importância.
Um general angolano, Higino Carneiro, considerado um dos homens mais ricos de Angola , apelidado de Bulldozer ( trator), adquiriu no início deste ano 20% da empresa regional paraense Puma Air. Segundo informações, o General Carneiro pretende transformar essa companhia em uma companhia aérea internacional para fazer a ligação entre Brasil e Angola o que deverá estar ocorrendo já no próximo mês de julho. Carneiro se uniu a um sócio brasileiro,Gleisson Gambogi de Souza, em 2005, e de lá para cá juntos tem feito muito sucesso no mercado Angolano na área de serviços ( Obras).
A Puma Air irá utilizar neste primeiro instante aeronaves da Gol / VRG para fazer os vôos internacionais. A Gol já está com uma aeronave em seu Hangar alterando a pintura .
Maiores detalhes no site :

Indicador de Velocidade - MACH

Vários são os instrumentos em uma aeronave que auxiliam o piloto a operá-la com segurança. Um deles é o indicador de velocidade MACH .
Os aviões civis e militares, precisam de um instrumento que forneça a relação entre a velocidade do ar e a velocidade do som no nível de voo e nas condições ambientais existentes no momento. A velocidade do som neste momento recebe o valor de unidade (1,0 MACH). Assim sendo , uma indicação de ".98 MACH, significa que a aeronave está voando a noventa e oito por cento da velocidade do som.
Para que se tenha cálculos de velocidades mais precisos foram criados 5 categorias de velocidade para determinar em que velocidade está a aeronave:

Subsônica: Ma < 1
Transônica: 0.8 < Ma <1.2
Sônica: Ma = 1
Supersônica: Entre 1.2 Ma e 5 Ma
Hipersônica: Ma > 5
A importância da velocidade MACH para o piloto é que desta forma ele consegue manter a velocidade da aeronave em condições seguras , pois quanto mais se aproximar da velocidade do som ou se ultrapassá-la , as características de voo da aeronave irão mudar e poderá até estolar , pois com a vazão dos fluidos atravessando a “onda de choque”, a velocidade é reduzida e a temperatura, pressão e densidade são aumentadas.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Caos no Rio de Janeiro


Que loucura !! Hoje no Rio de Janeiro está o caos. Foi muito difícil alguém chegar hoje a algum lugar nesta cidade. Eu saí ás 05:30 da manhã para o trabalho e não consegui chegar, no meio do caminho tive que voltar para casa . Todas as empresas hoje ficaram prejudicadas em relação a mão-de-obra , ou seja, poucas pessoas trabalhando e consequentemente haverá atrasos nos prazos estabelecidos. Nos aeroportos houve grandes transtornos com cancelamentos e atrasos de voo . A partir das 12 horas a situação melhorou um pouco, pois tanto o Santos Dumont quanto o Galeão estavam operando por instrumentos, mas para os passageiros que tentavam chegar para embarcar como aqueles que desembarcavam tinham grandes problemas para se locomover porque a cidade estava toda parada. Falta de taxi, ônibus, trens, etc. Hoje foi um verdadeiro caos e ainda bem que o prefeito foi sensato e decretou feriado na cidade e pediu para que as pessoas não saíssem de suas casas para não agravar a situação. Espero que o tempo melhore e tudo volte ao normal amanhã.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Acidente com avião da Esquadrilha da Fumaça

Hoje , 02 de abril , no aeroporto de Lajes em Sta. Catarina , ocorreu acidente com uma das aeronaves da Esquadrilha da Fumaça que era pilotada pelo capitão Anderson Amaro Fernandes . A aeronave após efetuar uma manobra acrobática perdeu controle e se chocou contra a pista do aeroporto.
É com muito pesar que fazemos este registro em nosso blog e deixamos aqui os nossos sentimentos a todos os familiares do capitão Anderson Amaro Fernandes.
Maiores informações e imagens do acidente poderão ser visualizadas no aeroblog no endereço abaixo: