Simulados para a ANAC

Para aqueles que pretendem realizar estudos extras para preparação às provas da ANAC , indico uma visita ao blog do meu amigo Heinz http://hangardoheinz.blogspot.com/, pois há uma seção só de questões (simulados).

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Escolas de Formação de Mecânicos de Aeronaves

Existem muitas escolas de formação de mecânicos de manutenção aeronáutica espalhadas pelo Brasil, principalmente no eixo entre Rio Grande do Sul -São Paulo- Rio de Janeiro-Minas Gerais. Apesar disso, com o aumento da demanda por serviços de manutenção e da exigência de qualificação específica por parte das autoridades aeronáuticas , o número de profissionais formados anualmente ainda está muito aquém do esperado.
São relativamente poucas escolas em relação ao tamanho da nossa aviação, mas por outro lado também há a falta de estímulo para que os jovens procurem esta profissão. A Manutenção de aeronaves passou nos últimos anos por uma situação muito curiosa. Grandes empresas aéreas faliram e deixaram muitos profissionais no mercado com ótima qualificação e experiência o que facilitou a vida das demais empresas , pois contrataram pessoas prontas para a atividade que requer no mínimo 5 anos para formação total. Isto fez com que a abertura de vagas nas empresas,para jovens recém formados , não acompanhasse a oferta de mão-de-obra que estava sendo lançada no mercado pelas escolas em meados da década de 90 e, isto , desestimulou os jovens e as escolas a continuarem a formação de mecânicos. As escolas por não terem alunos suficientes matriculados e os jovens por não verem mais a profissão como uma grande oportunidade , já que, as poucas vagas que surgiam no mercado eram muito concorridas e os salários já não eram atraentes. Com o passar de mais uma década , os profissionais da ativa nas empresas aéreas começaram a se aposentar e começou a surgir lacunas que foram preenchidas por mão-de-obra não qualificada, mas que aprendiam o serviço supervisionados por profissional devidamente licenciado pelo DAC ( atual ANAC). Hoje, acontece que o nº de profissionais devidamente licenciados e com experiência , vem diminuindo a cada ano devido a aposentadoria desses especialistas e há necessidade de se repor essa mão-de-obra , mas não se encontra facilmente no mercado devido essa lacuna na formação de +/- 10 anos e, as empresas, não conseguem formar com a rapidez necessária. O que está ocorrendo hoje é uma procura grande de pessoas que já trabalham nas empresas e não possuem ainda o CHT(Certificado de Habilitação Técnica) que procuram curso de formação para poderem prestar a banca da ANAC e conseguirem essa certificação.
Bem, mas a boa notícia é que é que as escolas que já existiam voltaram a apostar na formação de mecânicos e ainda surgiram outras que estão contribuindo para um aumento na oferta de vagas. No Rio de Janeiro nos últimos 3 anos surgiram escolas como a Fly, ACFT, Avitraining e também a TAP Manutenção e Engenharia. Esta Última faz parte do trabalho realizado pela empresa na formação interna de seus funcionários não sendo aberta ao público. Isto demonstra também a preocupação que as grandes empresas possuem hoje em dia na qualificação cada vez maior de seus funcionários. Com as notícias de criação de pólos aeronáuticos, vemos que o potencial da aviação civil se renova e as chances de emprego para mecânicos também acompanham essas expectativas. No Rio Grande do Sul também temos boas escolas como a Flight e a EEPMA.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Airbus faz pouso de emergência em Sydney


Um avião com mais de 200 pessoas a bordo fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Sydney, na Austrália. O piloto percebeu uma falha no trem de pouso do Airbus A-330 da empresa aérea Qantas.

A aeronave precisou sobrevoar a cidade australiana por cerca de duas horas para queimar combustível e tornar a aterrissagem menos arriscada. O avião pousou com segurança.

Em 2008, autoridades australianas da aviação determinaram que a companhia aérea melhorasse o sistema de manutenção da empresa depois de registrar um pouso forçado nas Filipinas.
Comentário do blog :
Algumas empresas internacionais passam por dificuldades financeiras e com isto andam negligenciando alguns procedimentos de manutenção que podem ser cruciais para se manter um voo seguro. As autoridades devem estar atentas e fiscalizar mais de perto ,pois a segurança dos passageiros passa por uma manutenção realizada com qualidade e responsabilidade.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Olímpiada do Conhecimento - RJ O SENAI e a Formação de Mecânicos de Manutenção Aeronáutica

A 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento será realizada na cidade do Rio de Janeiro no período de 08 a 14/03. Cenário de grandes eventos, nacionais e internacionais, a cidade possui uma das melhores infraestruturas em hospitalidade do País.
Três aeroportos, estrutura integrada de transportes, incluindo metrô, rede hoteleira de alta qualidade, restaurantes e oferta diversificada de lazer e cultura fazem da cidade um dos principais pontos turísticos e de negócios. A cidade olímpica será erguida em três pavilhões, num espaço de 60.000 m2 no Riocentro, um complexo formado por cinco pavilhões interligados, totalizando 571.000 m² – sendo 100.209 m² de área construída e o restante de área externa. Localizado em uma das mais belas e preservadas áreas da cidade, próximo de suas mais belas praias, o Riocentro costuma sediar eventos como a Bienal do Livro e a Feira da Providência, além de congressos, feiras, competições esportivas e shows nacionais e internacionais, indoor ou ao ar livre.
É nesse espaço que se espera a presença de 200 mil visitantes. Além de assistir às competições, poderão percorrer exposições onde o SENAI divulga o que produz de mais arrojado, como a Mostra SENAI Indústria, onde instituições e empresas parceiras do SENAI estarão expondo suas marcas e produtos, a Mostra PSAI – Programa SENAI de Ações Inclusivas, da Mostra de ações

O SENAI SC- São José estará com um Stand do curso TÉCNICO em MANUTENÇÃO DE AERONAVES inclusive com um modelo de aeronave para exposição e atuação dos alunos(as) deste curso. Será um evento muito interessante para todos que apreciam a parte técnica da manutenção de aeronaves.




segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Peso e balanceamento de aeronaves


A teoria da alavanca simples foi formulada por Arquimedes e ele dizia: “Dai-me um ponto de apoio e levantarei a Terra”.
Qual a finalidade do peso e balanceamento em aeronaves?

A finalidade principal do controle do peso e balanceamento das aeronaves, é a segurança. Como finalidade secundária, podemos citar a maior eficiência durante o vôo.
Um carregamento inadequado reduz a eficiência da aeronave com respeito ao teto, manobrabilidade, razão de subida, velocidade, e consumo de combustível; podendo ser motivo para interrupção de um vôo, ou mesmo de seu cancelamento.
As aeronaves têm uma tendência de ganhar peso devido ao acúmulo de sujeira, graxa, etc., em áreas que não são facilmente acessíveis para lavagem e limpeza.
As aeronaves de empresas aéreas (regulares ou não) que transportam passageiros ou carga, estão sujeitas a certos regulamentos, que exigem que seus proprietários apresentem provas de que elas estão sendo carregadas adequadamente, e que os limites de peso e balanceamento não estão sendo excedidos.

O controle do peso e balanceamento consiste em comprovar matematicamente o peso, balanceamento e carregamento corretos dos limites especificados. Estes limites são apresentados nas especificações da aeronave. A instalação ou remoção de equipamentos modifica o peso vazio e o c.g. da aeronave; afetando, conseqüentemente,a carga útil na mesma proporção.
Os efeitos que tais modificações produzem no balanceamento de uma aeronave devem ser investigados, para que se possa determinar o efeito sobre as características de vôo de tal aeronave.
Um mecânico de manutenção de aeronaves deverá portanto estar apto a efetuar a pesagem de aeronaves quando estas passarem por revisões períodicas ou quando haja a instalação /remoção de equipamento que afete consideravelmente o peso da aeronave. Esta pesagem tem como finalidade determinar quais os limites de CG para que se possa efetuar o carregamento de forma segura.



segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O que é Lean ?

É o caminho para a melhoria da qualidade, produtividade, redução dos custos e dos prazos. Faz parte desse contexto também o que chamamos de " Produção Enxuta"que é uma filosofia de negócios baseada no Sistema Toyota de Produção que analisa e racionaliza as atividades básicas do negócio identificando o que é desperdício e o que é o valor a partir da ótica dos clientes e usuários.
As práticas envolvem demanda real dos clientes, a análise e melhoria do fluxo de valor das plantas e da cadeia completa, desde as matérias primas até os produtos acabados e desenvolvendo produtos que efetivamente sejam soluções do ponto de vista do cliente. Essa filosofia tem trazido resultados muito compensadores para as empresas que a praticam. O Lean proporciona um aumento da capacidade de oferecer os produtos que os clientes querem, na hora que eles querem,nos preços que eles estão dispostos a pagar, com custos menores, qualidade superior,garantindo assim uma maior rentabilidade ao negócio. O Sistema Lean vem sendo aplicado, com grandes resultados em eliminação de desperdícios, nos mais diferentes ambientes das organizações (administração, desenvolvimento de produto e produção), bem como em empresas de diversos setores, tais como: automobilístico e seus fornecedores, aeronáutico, eletrônico, serviços, construção, mineração, saúde, produção sob encomenda, etc.
O Lean não é uma simples ferramenta da qualidade, mas sim uma mudança de cultura uma mudança de comportamento. Hoje a empresa que deseja ser competitiva no mercado deve aplicar estes conceitos e treinar seu pessoal para que cada vez mais se reduza custos de forma criativa e consciente, fazendo com que as idéias simples se tornem o diferencial para a redução de custos .
O lean está sendo aplicado na área de manutenção de aeronaves em várias empresas espalhadas pelo mundo e isto é só o começo .