Simulados para a ANAC

Para aqueles que pretendem realizar estudos extras para preparação às provas da ANAC , indico uma visita ao blog do meu amigo Heinz http://hangardoheinz.blogspot.com/, pois há uma seção só de questões (simulados).

domingo, 7 de março de 2010

Educação continuada para mecânicos de manutenção aeronáutica

Aqui no Brasil há décadas a formação de mecânicos de manutenção aeronáutica é focada em fornecer os conhecimentos técnicos básicos necessários para que uma pessoa possa desempenhar atividades ligadas a manutenção de forma segura. Depois que o aluno termina o curso de formação em uma das especialidades (GMP, Célula ou Avionicos) , ele está habilitado a prestar exame teórico junto à ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil) e, se aprovado,tendo que atingir pelo menos 70% de aproveitamento, ele já pode trabalhar como auxiliar de mecânico em empresa homologada. Após 3 anos de experiência na atividade de manutenção ele poderá prestar um exame prático, aplicado pela ANAC ou por examinador credenciado pela ANAC em empresas aéreas ou de manutenção e, se aprovado, terá direito ao CHT ( certificado de habilitação técnica) que é a credencial para poder exercer a profissão de mecânico de manutenção aeronáutica. Mas e depois? O que se prevê para estes profissionais em relação a treinamento ou educação continuada?No Brasil não há uma regra muito clara a este respeito em relação ao profissional de manutenção aeronáutica. O treinamento continuado fica a cargo das empresas que empregam a mão-de-obra, mas caso a empresa não ofereça esta modalidade de treinamento o que o profissional poderá fazer? Não poderá fazer nada , pois não existe ainda uma visão por parte das escolas de formação da necessidade de se atender a esta exigência do mercado atual. Raramente encontramos escolas que ofereçam cursos de educação continuada para mecânicos de manutenção. A maioria delas continuam como a décadas atrás oferecendo somente os cursos de formação. Hoje o processo de evolução das tecnologias e conceitos técnicos mudam a todo instante e os profissionais da área de aviação precisam estar atualizados com o mercado ecom as legislações pertinentes a estes. Quem trabalha em grandes companhias aéreas ou em empresas de manutenção aeronáutica de grande porte geralmente recebem estes tipos de treinamento , mas aqueles que trabalham em pequenas empresas e até os que estão fora do mercado de trabalho (desempregados)como conseguirão se atualizar se não há cursos oferecidos nas escolas ? É hora das isntituições de ensino acordarem para esta realidade e para esta fatia do mercado.

10 comentários:

Heinz disse...

Belíssima constatação. Como aluno, levarei tal fato ao responsáveis pelo curso Senai a título de "idéia" para ser agregada aos cursos já existentes.
Abraço,
Heinz
www.hangardoheinz.blogspot.com

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Valeu Heinz.O Brasil precisa acordar de vez para o mercado da aviação civil em todos os sentidos. Começar pela formação dos profissionais que irão levar esta aviação ao ponto mais alto da aviação civil internacional é uma missão de todos.

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=rHBO4ashhl8
OLA! QUE BOM TUA BLOGS , PARABENS, AGORA UMA PREGUNTA SE SABE ALGO DE OS EMBRAER PRA AUSTRAL DE ARGENTINA...
SAUDAÇOES E SORTE

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Hola,

Sim o que sei é que a Embraer anunciou que fechou contrato com a Austral Líneas Aéreas, da Argentina, para a venda de 20 jatos Embraer-190. O início das entregas está previsto para o primeiro semestre de 2010.

Os aviões serão do modelo AR (Advanced Range), de maior alcance, permitindo voos de até 4.400 km (2.400 milhas náuticas), e serão configurados com 96 assentos, dispostos em duas classes.

A Austral pretende utilizar os jatos Embraer 190 principalmente para intensificar frequências em rotas domésticas, com potencial para abrir novos mercados, permitindo à empresa voar rotas sem escalas dentro do território argentino, bem como destinos internacionais na América do Sul.

Anônimo disse...

brigado jose, saudaçoes desde cordoba, argentina...

Márcio disse...

Olá!! Muito esclarecedor seu blog....
Gostaria de pedir indicação de escola de mecânica de manutenção aeronáutica na cidade de Belo Horizonte.
Obrigado!
Márcio Flávio

biopha disse...

Meu nome é Fabio Carvalho, tenho 33 anos, e gostaria de saber como, e o que é necessário para ser mecânico de manutenção de aeronaves. Tenho formação técnica em mecânica, tenho nível superior em processamento de dados, mas gostaria de ser mecânico de manutenção de aeronaves, porém não tenho conhecimento de como devo proceder para fazer um curso de mecânico de manutenção de aeronaves, e a única coisa que sei, por enquanto, é que o caminho é longo e árduo até chegar ao CHT. Onde posso encontrar uma escola de formação de mecânicos de aeronaves, aqui no Rio de Janeiro, e qual seria o custo médio de tal curso?

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Fabio, Sua formação tedará uma boa base para trabalhar na área de manutenção de aeronaves, mas é necessário que vc faça um curso homologado de formação de mecânicos de manutenção aeronaútica em uma escola certiifcada pela ANAC. No Rio de Janeiro tem várias escolas como a EAPAC na Ilha do governador, a Fly no centro da cidade, a AVITRAINING em Bonsucesso e a ACFT também em Bonsucesso.

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Marcio, desculpe ademora em te responder. Em Belo Horizonte também existem várias escolas , mas te indico acessar o site: http://www.sindicatodosaeroviarios.com.br/cursos.php aqui vc encontrará boas referências deescolas em BH.

Abç e obrigado por sua participação.

Anônimo disse...

Boa tarde Jose Carlos. Gostaria de saber qual grau de estudo temos que possuir para iniciar um curso de mecânico de aéronaves... Se puder me enviar por e-mail neyderios74@gmail.com muito grata...