Simulados para a ANAC

Para aqueles que pretendem realizar estudos extras para preparação às provas da ANAC , indico uma visita ao blog do meu amigo Heinz http://hangardoheinz.blogspot.com/, pois há uma seção só de questões (simulados).

sábado, 9 de janeiro de 2010

Conversão de licença de mecânicos estrangeiros em CHT brasileira.

Profissionais de manutenção aeronáutica de outras nacionalidades tem a possibilidade de converter as licenças estrangeiras em equivalentes à brasileira emitida pela ANAC, para isso, deverão seguir as determinações estabelecidas no RBHA ( Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica) de nº 65 , conforme escrito abaixo:

65.95 – CANDIDATOS DE NACIONALIDADE ESTRANGEIRA

Os candidatos de nacionalidade estrangeira deverão apresentar o currículum vitae, acompanhado de cópias autenticadas dos respectivos certificados e históricos escolar, para análise da Comissão Especial de Julgamento, através de solicitação a ANAC. Nos casos de titulares de licença/CHT estrangeira de mecânico de manutenção aeronáutica – brasileiros ou não - será aplicado o princípio da reciprocidade, entre o Brasil e o país emitente da licença/CHT considerada. Dessa forma, para fins de emissão da equivalente licença brasileira, o DAC somente reconhecerá como válidas as licenças/CHT estrangeiras emitidas por países onde a correspondente licença brasileira seja reconhecida, acompanhada de uma declaração de equivalência ou similaridade dos grupos de habilitação.
65.99 – COMISSÃO ESPECIAL DE JULGAMENTO

Fica estabelecido que os casos não previstos neste RBHA devem ser analisados por uma Comissão Especial de Julgamento (CEJ), que acontecerá, sempre que necessário, desde que haja um mínimo de 03(três) processos para julgamento. O processo de votação deve ser conduzido após as análises necessárias e deve começar sempre pelo participante de menor grau hierárquico.
O parecer final da comissão deve ser descrito em Ata de Julgamento, conforme modelo do Anexo 2 deste regulamento.

6 comentários:

Anônimo disse...

Para fazer td isso tem q ser o titular da licença ou pode ser outro responsável?(meu amigo está no Peru e eu gostaria de ajudá-lo a fazer isso, pois ele possui a licença peruana DGAC.)

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Para protocolar a documentação solicitada junto a ANAC pode ser outra pessoa, mas melhores detalhes podem ser obtidos através do Site da ANAC www.anac.gov.br na ouvidoria.

Anônimo disse...

Ola... Moro nos E . U e tenho as licencas de A & P do FAA , posso trabalhar no brasil com essas licencas ou tenho que converter minhas licencas para o CHT Brasileiro?

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Sim , vcv pode trabalhar no Brasil sim , mas terá que antes convalidar sua licença FAA na ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil). O processo não é demorado, mas há uma burocracia a ser atendida. Você pode acessar o site da ANAC www.anac.gov.br e obter mais informações.

Anônimo disse...

Sou um candidato de nacionalidade chilena e segundo essa legislação eu devo apresentar o curriculum vitae, acompanhado de cópias autenticadas dos respectivos certificados e históricos escolar, para análise da Comissão Especial de Julgamento, através de solicitação a ANAC. Minha pergunta é: Como devo entrar em contato com essa comissão especial de julgamento. Pela página web da ANAC ou pessoalmente?

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Para entrar em contato coma comissão especial de julgamento você pode se dirigir a ANAC aqui no RJ na Av Presidente Vargas e pedir para falar com o Setor de Habilitação ou enviar essa sua dúvida para a ouvidoria da ANAC através do site www.amac.gov.br