Powered By Blogger

sábado, 13 de junho de 2009

Manutenção Aeronáutica

A manutenção aeronáutica é uma atividade que requer muito planejamento e conscientização dos profissionais quanto a sua realização. Este campo da aviação tem por obrigatoriedade dar condições seguras de trabalho aos seus profissionais e proporcionar-lhes os treinamentos necessários para o contínuo desenvolvimento e aprimoramento das técnicas utilizadas para a conservação das aeronaves e uma operação segura.

A manutenção aeronáutica se divide em 4 segmentos;

1-Manutenção Profunda e Modificações - inclui a manutenção profunda (heavy maintenance), incluindo os checks C e D, todo o espectro de modificações e revisões (upgrades) estruturais e de aviônicos, o cumprimento de boletins de serviço e de diretrizes de navegabilidade emitidas pelas autoridades aeronáuticas e fabricantes e a conversão de aeronaves de passageiros em cargueiros.

2-Manutenção de Linha - considerada toda a manutenção realizada no ponto de estacionamento das aeronaves sem recurso a desmontagens.

3-Manutenção de Motores - considerada como a manutenção realizada em motores uma vez removidos das aeronaves e enviados a entidades especializadas.

4-Manutenção de Componentes - considerada a manutenção de todos os componentes das aeronaves (exceptuando os motores) uma vez removidos destas e enviados a entidades especializadas. Nesta categoria incluem-se os componentes isoladamente e os conjuntos conforme removidos.

Este ramo de atividade vem crescendo pelo mundo a fora e já existem muitas empresas especializadas em manutenção de aeronaves. As grandes companhias aéreas possuem seus próprios parques de manutenção , mas a tendência e que elas optem por contratar empresas especializadas para a execução dos serviços ou mesmo descentralizarem essas instalações que possuem tornando-as uma unidade de negócios.

3 comentários:

  1. Ola´jose gostei do blog mas notei q a parte datap me não aparece mais dizia assim TAPM&E BRASIL nasce um gigante na manutenção aeronautica , por que retira-la era a unica forma de mecânicos fazeren seus comentarios e falaren da situação nossa. E se tiver critica ela será constutiva mesmo falando o que se pensa ,por favor em nome dos funcionarios da tap m&e não quero me identificar vc diz q é p/ minha segurança que segunça é essa? Por que se falasse a verdade c/ seus encarregados e supervisores sempre sofriam retaliações. só cresce naquela empresa os puxa-sacos.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho na empresa há quase 20 anos,esta empresa que já foi varig ,vem e agora tap desde daquela epoca pouca ciosa mudou mecanico de manutenção aeronautica trabalha muito e é pouco valorozado, porque nossos patrões sempre dizem que estão sem dinheiro p/ nos dar aumento mas tem dinheiro p/ outras coisas é assim ,todos pensam que mecanicos ganham bem mas não sabem eles que passamos necessidades.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Anônimo,

    Este espaço foi criado com o intuíto de discutirmos idéias de melhoria para a aviação civil brasileira em geral. Não entramos no mérito de questões particulares de empresas. Volto a dizer que todos os comentários voltados com a finalidade descrita acima são aceitos e divulgados e nunca foram removidos desta página. A postagem sobre a TAP a que vc se refere continua no blog, mas para acessá-la , como é uma postagem de alguns meses atrás, você deve ir na coluna da direita do blog e procurar em "arquivos do blog". Lá está separado por ano e mês.

    Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.