Simulados para a ANAC

Para aqueles que pretendem realizar estudos extras para preparação às provas da ANAC , indico uma visita ao blog do meu amigo Heinz http://hangardoheinz.blogspot.com/, pois há uma seção só de questões (simulados).

sábado, 11 de abril de 2009

Certificação EASA para mecânicos de manutenção aeronáutica.

A União Européia criou um regulamento através do seu Parlamento para a garantia da segurança de vôo nos territórios dos países membros. O Regulamento (CE) nº 1592/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de julho de 2002, relativo a regras comuns no domínio da aviação civil criou a Agencia Européia para a Segurança da Aviação (EASA em Inglês).
O objetivo desse regulamento é estabelecer os requisitos técnicos e procedimentos administrativos comuns destinados a assegurar a manutenção da aeronavegabilidade das aeronaves, bem como de quaisquer componentes destinados a instalação nas mesmas. Desta forma, este regulamento determina um conjunto de regras a serem cumpridas por todos os envolvidos nas atividades de manutenção de aeronaves para a obtenção de certificações para atuação em aeronaves ou componentes.

Para a obtenção de licença de manutenção aeronáutica para aviões e helicópteros este regulamento , através de sua Part 66 Anexo III , estabelece as seguintes categorias para o pessoal de manutenção:

Categoria A ( Manutenção de Linha)
Categoria B1 (Manutenção line & base de sistemas do grupo Motopropulsor; Célula)
Categoria B2 ( Manutenção line & base do grupo aviônicos)
Categoria C ( Manutenção de base em todos os grupos)

As categorias A e B1 dividem-se em subcategorias que abarcam combinações de aviões, helicópteros, motores de turbina e motores de pistão. As subcategorias são:

A1 e B1.1 ( Aviões Turbina)
A2 e B1.2 ( Aviões Pistão)
A3 e B1.3 ( Helicópteros Turbina)
A4 e B1.4 ( helicópteros de Pistão)

Um curso de formação de mecânico de manutenção pelas regras da EASA deve ter uma carga horária mínima de 2400 horas. Aqui no Brasil a formação de mecânico segundo as exigências da ANAC é de somente 1100 horas.

No próximo artigo darei continuidade as informações sobre certificação EASA.

32 comentários:

rodrigo disse...

José Carlos, gostaria de saber qual é o caminho que nós brasileiros temos que trilhar para conserguirmos a certificação EASA com mecânico de manutenção de aeronaves, e se isso é possivel?
Por esemplo, sou mecânico com CHT nas três habilidades,pela ANAC, como devo proceder para ser homologado pelo EASA?

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Prezado Rodrigo,

O caminho a ser trilhado é um pouco longo, pois a EASA ao contrário do FAA é muito mais rigorosa no que se trata da formação do mecânico de manutenção. De qualquer forma não é impossível para nós brasileiros obtermos essa ceritificação.
Envie um e-mail para mim para que eu possa responder de forma mais completa sobre este assunto.
josefernandesinst@gmail.com

Obrigado por acessar o blog.

Anônimo disse...

José, boa tarde.

Sou mecanico de motores(GMP) e gostaria tbm de receber informações sobre o caminho para obter certificaçaão da EASA, de preferencia na França, pois passarei 18 meses residindo naquele pais.
meu e-mail é gutolofriddo@yahoo.com.
desde já agradeço sua atenção

Att,

guto

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Olá Guto,

Aqui no Brasil a ANAC ainda não tem como equiparar nossas licenças às licenças emitidas pela EASA. Na regulamentação emitida pela autoridade européia, as licenças somente podem ser emitidas por ela e para pessoas que tenha feito o curso em uma instituição homologada pela Part 147 dentro dos padrões estabelecidos na EASA part 66, que são os regulanmentos pertinentes a treinamento e certificação.O principal difeencial entre um curso de formação ANAC e da EASA é a filosofia de treinamento e a carga horária. Enquanto a ANAC exige cerca de 1100 horas de de carga horária em curso homologado em instituições certificadas por ela, a EASA exige cerca de 2400 horas.Além disso, o treinamento prático é muito mais puxado. Fiz uma consulta a ANAC sobre como anda esse processo aqui no Brasil e veja a resposta da ANAC abaixo.


"Prezado(a) senhor(a) José Carlos Fernandes Pereira
Informamos que a solicitação número 1322.2009, registrada junto a Ouvidoria da ANAC, obteve a seguinte resposta:



Prezado Sr. José Carlos, bom dia.

Segue resposta enviada pelo setor de habilitação da Gerência de licenças de pessoal - GPEL/ANAC:

"Em resposta à mensagem do usuário, informamos que a ANAC possui um canal por e-mail para que as autoridades de aviação civil estrangeiras verifiquem a autenticidade de licenças brasileiras de aeronautas/aeroviários que pretendem validar sua licença no exterior.
Não sabemos informar, porém, se a EASA realiza a validação de licenças de mecânico de manutenção aeronáutica e, tampouco, quais seriam os procedimentos para realizar tal validação. Esses procedimentos devem ser verificados diretamente junto à EASA"

Atenciosamente,

Ouvidoria - ANAC

Como você pode ver pela resposta da ANAC , não temos como equiparar as nossas licenças as da EASA através da agência nacional. Tenho tido contato direto com representantes da EASa e eles me disseram que é possível que a EASA faça uma equivalência , mas seria necessário fazer uma comparação com a grade curricular da ANAC e mesmo assim haveria limitações. Além da comparação da grade há a necessidade de treinamento prático e de se comprovar experiência na área de manutenção aeronáutica.

Caso deseje mais alguma informação entre em contato via e-mail para josefernandesinst@gmail.com

Anônimo disse...

Fala Aew Fernandes!!! preciso me naturalizar, por exemplo em Portugal, para conseguir a EASA ou posso simplismente ir pra Europa e fazer o curso lá? vlw!!! Celso Batista! GOL-Linhas Aéreas.

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Celso, não precisa se naturalizar só precisa fazer o curso em uma instituição homologada pela EASA PART 147 e Part 66. Se vc for para a Europa isso fica fácil.

rafael disse...

Olá!Me chamo Rafael e gostaria de obter informações a respeito do curso de macânico de manutanção aeronautica, pois o conheci a pouco tempo e para escolhermos uma profissão temos que estar bem orientados...e nada melhor do que uma orientação de pessoas conhecedoras da área.Se estivesse também algumas instituições para me endicar agradeceria porque a minha maior disponibilidade é aos dias de sabado e não sei se encontraria este curso no estado do Rio de Janeiro nesse dia.
Obrigado - e-mail: kellandrad@hotmail.com

Anônimo disse...

BOM DIA.

SOU MECANICO DE ACFT COM LILCENÇAS DA ANAC, GOSTARIA DE CONSEGUIR AS LICENÇAS EASA.
VOCE PODERIA ME DAR ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O CAMINHO QUE DEVO PERCORRER.
MEU E-MAIL: eduardo.gb@live.com

DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.

Gama .: disse...

Fala! Fernandes,
Estou enviando esse comentário em forma de agradecimento pelo apoio,força e insentivo de sua parte e outros professores que fizeram parte da minha formação,em resumo comecei o curso básico de técnico de manutenção de aeronaves em 9/02/2009 e terminei em 17/07/2012 foram 3 anos 5 meses e 7 dias de estudos sem parar,estou feliz, mais não para por aqui os estudos, penso em tirar o FAA e em seguida o EASA, eu penso que ser mecânico de aeronaves é estudar, para estar no meio, é estudar sempre, e para qem quer se destacar tem que estudar todos os dias, foi por este tipo de insentivo que conseguir terminar as três carteiras, foi professor igual a você Fernandes, que fizeram eu atingir o objetivo,hoje Mecânico de uma grande compahia aerea, ser grande nem sempre é ser alto, mas sim estudar com objetivo, você que quer ser um grande profissional da área, estude sem titubiar, vale apena;
hoje!
posso dizer, sou mecânico de aeronaves, uma profissão pra poucos; que me dá muito orgulho,obrigado!! José Fernandes,
Abraços do amigo,

Gama.:

carlos.gama@tam.com.br
gama.mendes@gmail.com

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Valeu Gama ! Uma coisa é certa : não atingimos nossos objetivos senão tivermos coragemde lutar por eles. Vc é um vencedor,

Sóstenes Damasceno disse...

Boa tarde,

Gostaria de por favor de saber passo à passo informações de como tirar a certificação da EASA, tenho às 3 carteiras GMP, CEL E AVI.

sostinho@gmail.com

Sóstenes Damasceno disse...

Boa Tarde,

Gostaria de tirar certificação da EASA, poderia me passar por favor o passo à passso, hoje tenho somente a certificação da Anac GMP, CEL E AVI.

sostinho@gmail.com

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Prezado Sóstenes, em alguns dos comentários acima você encontrará sua resposta. Veja o comentário postado por mim em 16 de setembro de 2009.
Abraço.

Fernando Reinaldo disse...

Meu caro, gostaria de mais informações sobre como tirar a carteira EASA. Possuo as três da ANAC.
fernando_reinaldo@hotmail.com
Desde já agradeço o apoio.

fMc disse...

Olá José.

Me formo esse fim de ano pela Etec Guarujá e agradeço sua atenção e respostas sobre o assunto da permissão.
Próximo ano tenho em vista ir morar na Espanha e suas respostas me deu um caminho.
Agradeço novamente.
Abrç

Adriano Gonçalves disse...

Olá Bom dia , Estou com a intenção de adquirir a licença da EASA,vocÊ poderia me informar alguma escola de aviação que me permita tirar essa licença na Europa! o no Brasil se houver...

Adriano Gonçalves disse...

Olá bom dia, Sou Adriano, possuo CCTs em MMA pela ANAC porem gostria de ir além disso e adquirir certificação da EASA, li os comentários e resposta acima e gostaria que se possivel me informasse algumas escolas de aviação onde eu possa fazer o curso e adquirir o EASA na EUR, ou no BRA mesmo....
Meu e-mail: mnerosneguer@hotmail.com

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Prezado Adriano,

Não sei te informar algum nome de escola na Europa ,mas se você for para lá, você certamente encontrará várias.Você pode procurar a autoridade aeronáutica local do país que vc for e verificar quais são as entidades homologadas.

Péricles Soares disse...

Caro Carlos, boa noite!

Você teria informações como faço para tirar a certificação da EASA?

periclesouza@gmail.com

Grato, Péricles Souza.

josé carlos Pereira disse...

Péricles, veja o meu comentário acima postado em 16 de setembro de 2009.

Anônimo disse...

Ola´, você saberia me informar se para trabalhar na Austrália é necessário certificação EASA? se não qual seria? desde já agradeço.

Anônimo disse...

Procuro mecânicos com certificação emitida pela ANAC (CEL, AVI, GMP) para trabalhar em A320, B737 e B757 em Portugal. Para saber mais contacte-me pedro.mateus@las.pt

Raphael Augusto disse...

Fernandes, boa tarde,
Possuo as certificacoes EASA B1 e B2 (Mec e Avi), ambos completos em uma organizacao part-147 e p-66, com maintenance training completo.
Gostaria de receber informacoes sobre o caminho para obter o reconhecimento ANAC do curso feito no exterior.
Desde ja agradeco sua atencao,
Raphael
Raph1390@hotmail.com

josé carlos Pereira disse...

Raphael, entre em contato com a ouvidoria no site da ANAC e veja todo o passo a passo para buscar essa equivalência. Normalmente é aberto um processo e eles agendam uma prova(avaliação escrita) sobre os sistemas de aeronaves e legislação aeronáutica. Sendo aprovado a ANAC emite as CHTs correspondentes aqui no Brasil.

http://www2.anac.gov.br/ouvidoria/index.asp

Anônimo disse...

Ola tudo bem me chamo silverio trabalho como auxiliar de manutenção de motores aeronauticos a 2 anos e pretendo ir pra portugal trabalha na area como faço pra validar os certificados dos curso de mecanico de avião meu e-mail e junio3681@hotmail.com muito obrigado pela sua atenção

Lilian Dias disse...

Boa Noite.

Por gentileza.Gostaria de saber quanto custa o curso na British (Inglaterra)pra tirar EASA?
Se alguem souber desde já eu agradeço.

Att
Lilian Dias

eduardo bastos disse...

Boa tarde J.Fernandes. Meu nome é Eduardo sou mecânico de aeronaves há mais ou menos 5 anos estou interessado nesse mercado só que no exterior gostaria de saber como faço para ingressar nisso seja nos EUA ou Europa se compensa realmente se eu consigo o visto permanente pelo fato de ir a trabalho para esses lugares.

Anônimo disse...

Icao? Mecânicos de aeronaves você sabe como funciona? Grato

jelijunior_29@hotmail.com

josé carlos Pereira disse...

Prezado Junior, não entendi bem a sua questão. Você quer saber sobre as regras ICAO para licença de mecânicos ?

tevendo disse...

Bom dia.

Ja terminei meu curso de Mecanico, licena CAT A, em Berlim Alemanha, estou fazendo meu estágio de um ano em Leipzig, na firma Volga Dnepr, com manutencao de 747. Terei a licenca da EASA e do FAA no final do estágio. Minha pergunta: Como que seria o meu reconhecimento perante a ANAC, terei que fazer provas, caso retorne ao Brasil pra trabalhar?
Obrigado, ciao!

Francklin Perez disse...

Olá para todos amigos de profissão, meu nome é Francklin, tenho 43 anos de idade e 24 de aviação. Tenho habilitação da ANAC e montei um modesto mas completo laboratório de aviônicos em Goiânia. Estava tentando homologar, mas com essa crise na política e economia no Brasil e pensando nos meus 3 filhos decidi buscar uma oportunidade nos EUA ou Europa. Gostaria de buscar uma forma de levar meu laboratório e buscar qualificação e compatibilidade no país de destino para atuar com minha própria empresa, porém se surgir uma boa oportunidade de trabalho em um empresa eu aceitaria sem pensar duas vezes.

Minha maior experiência é em bancada de aviônicos, radar e piloto automático, mas trabalhei com inspeções de motores e turbinas PT6

Sou apaixonado em matar panes elétricas e em sistemas pneumáticos e de ar condicionado.

Estou aberto a propostas.

Rodrigo Afonso disse...

Bom Dia Senhores
Em breve a Safe N Tech Training está aplicando o curso 147 - part 66 no Brasil !
Estarei montando um banco de dados para os interessados nos módulos da easa !
rodrigoafonso_aviacao@yahoo.com.br