Powered By Blogger

sábado, 14 de fevereiro de 2009

A Logística na Manutenção de Aeronaves


As companhias aéreas precisam ter um controle eficiente na execução do plano de manutenção de suas aeronaves no que se refere aos prazos estabelecidos pelos fabricantes. De um modo geral a manutenção de aeronaves se divide em duas etapas : manutenção preventiva e manutenção corretiva. Uma etapa se refere a manutenção voltada para a prevenção, a conservação do bom funcionamento da aeronave e é responsável por uma grande parte do custo operacional de uma empresa aérea. A outra etapa é voltado para a eliminação de falhas ocorridas nos sistemas ou na estrutura da aeronave. Geralmente se torna muito onerosa , pois em alguns casos a correção a ser feita é bem mais dispendiosa em relação ao custo da manutenção preventiva. Muitas vezes a empresa gasta muito com a manutenção preventiva , mas evita que a aeronave venha a ficar parada por vários dias ou até mesmo semanas em decorrência de uma falha mecânica por falta de manutenção. Quando isso ocorre , o prejuízo embutido para a companhia é impressionante.
Grande parte das companhias aéreas possui sua própria equipe de manutenção e até hangares para a realização de tarefas da manutenção preventiva. Mas outras companhias de menor porte só possuem um quadro de mecânicos para atender à manutenção corretiva e atuam somente na chamada manutenção de “ Pista” efetuando correções durante a parada da aeronave nos aeroportos entre um vôo e outro. Então como fazem a manutenção preventiva ? Bom , algumas empresas mandam suas aeronaves para as empresa de manutenção de aeronaves homologadas pela autoridade aeronáutica. Hoje existem muitas empresas de manutenção espalhadas pelo mundo. No Brasil temos a VEM (TAP M.E Brasil), a DIGEX, a TAM entre outras que atuam nessa área e que fornecem excelente serviços para as empresas de aviação. O mais importante é que as empresas aéreas tenham uma boa administração do plano de manutenção de cada aeronave fazendo as revisões dentro do que está previsto nesse documento.

Um comentário:

  1. Olá! Meu nome é Diego. Estudo Tecnologia em Manutenção de Aeronaves em São Paulo e estou procurando um estágio ou emprego na área, gostaria de saber se vc pode me indicar um local em São Paulo para entregar um currículo.Já fui ao Campo de Marte duas vezes, que é próximo à facul, para entregar, mas não obtive resposta. Estou trabalhando fora da área, mas preciso urgentemente de outro emprego, até para poder pagar a facul. Meu email é diegoas.tardelli@hotmail.com.

    Obrigada!

    ResponderExcluir

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.