segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Fatores Humanos na Manutenção Aeronáutica

Na década de setenta ocorreram vários acidentes aéreos que foram creditados, após investigação , a culpa do piloto. Alguns acidentes derivaram de "pane seca" da aeronave (falta de combustível) e, até mesmo, de problemas de relacionamento interpessoal da tripulação. Após alguns estudos, as autoridades aeronáuticas, juntamente com os fabricantes de aeronaves e com as operadoras , passaram a estudar o elemento humano e os fatores que poderiam influenciá-lo a cometer falhas . Hoje , as empresas da aviação civil estão implantando o programa de CRM (Corporate Resource Management) com a finalidade de minimizar os prováveis erros cometidos pelo elemento humano.
A busca por níveis cada vez mais altos de seguranaça na aviação está fazendo com que as empresas se voltem para um estudo mais aprofundado do elemento humano. Pena que no Brasil isto ainda esteja engatinhando e as empresas estão longe de implementarem um programa eficiente de Fatores Humanos. Em alguns casos este programa sofre rejeição até mesmo dos donos e administradores de organizações , pois vários conceitos de Fatores Humanos , afetam diretamente àquelas pessoas que só visualizam cifras diante de seus olhos e relegam a segurança de vôo a segundo plano.
Torço e acredito que aos poucos poderemos, através dos conceitos de Fatores Humanos, proporcionar mudança de comportamento dentro das organizações visando sempre como objetivo umentar a segurança de vôo.

domingo, 11 de novembro de 2007

Mecânico de Manutenção Aeronáutica - 1ª Parte

O profissional de manutenção aeronáutica é o elemento essencial para que a integração homem máquina seja continuamente baseada no mais alto grau de segurança. Hoje na aviação civil este profissional está cada vez mais sendo desvalorizado financeiramente e super valorizado em termos de procura pelas empresas aéreas. Mas essa equação "Valorização FinanceiraX Valorização Profissional" está sendo efetuada de forma desigual pelo mercado. Hoje, as companhias aéreas estão cada vez mais sendo cobradas pelas autoridades aeronáuticas a respeito de certificação de seus profissionais - pilotos, comissários , mecânicos de vôo e mecânicos de manutenção - e isso faz com que elas busquem profissionais qualificados no mercado. Só que estamos vivendo uma época de crises no sistema aéreo aqui no Brasil e isso faz com que, em vez do mercado estar sendo benéfico para os profissionais da área, ele esteja sendo apenas um mercado de acomodação de mão-de-obra experiente, que está sendo dispensada pelas companhias que estão ou entraram em crise ( VARIG, Transbrasil , VASP , BRA, VEM). Mas em termos de planos de carreira e remuneração não há evolução. É preciso voltar as atenções para estes profissionais , pois em se tratando de pessoas que passam por um alto grau de estress em suas atividades diárias, necessitam eles de uma certa estabilidade profissional para que a segurança de vôo não seja afetada. Espero que a Autoridade Aeronáutica tenha conhecimento desses problemas e que estude meios de valorização profissional para esta categoria.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Cada vez mais perto do fim...

A aviação brasileira já foi motivo de orgulho nacional. Hoje é motivo de tristeza e de muito medo.
A cada vôo os passageiros sofrem as angústias antes não sentidas, pois a insegurança está literalmente no ar. Ao embarcarmos nos aeroportos podemos sentir como o ambiente da aviação está totalmente modificado , deteriorado, viciado e indefeso. E os passageiros ? e os tripulantes ? E os mecânicos ? E os funcionários dos aeroportos? Todos estão angustiados e sem rumo.
Mas há uma luz no fim do túnel . Temos pessoas capacitadas para mudar este quadro, mas é necessário que lhes dêem oportunidades. Chega de tanta incompetência ! Basta ! A aviação brasileira precisa estar no mais alto degrau da escala da aviação mundial. Precisamos resgatar o prestígio alcançado pelos pioneiros da aviação em nosso país.
Este Blog tem a finalidade de ser um canal de comunicação entre os admiradores da aviação brasileira onde possamos trocar opniões e desenvolver idéias que possam contribuir para a melhoria do nosso sistema de aviação.